BYD Song Pro Flex será o primeiro híbrido flex nacional, com produção na Bahia a partir de 2025

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A BYD, gigante chinesa de veículos elétricos e híbridos, anunciou que o Song Pro Flex, seu primeiro híbrido flex nacional, começará a ser produzido no Brasil em 2025. A produção será realizada na nova fábrica da empresa em Camaçari, na Bahia, que promete ser um marco para a indústria automotiva brasileira.

Produção escalonada para otimizar custos

O processo de fabricação do Song Pro Flex será dividido em etapas:

  • Março de 2025: Início da produção em SKD (kits semidesmontados), estratégia utilizada para acelerar o cronograma e evitar o aumento de tributos que entrará em vigor em julho do mesmo ano.
  • Agosto de 2025: Lançamento da versão totalmente montada no Brasil, com maior nível de conteúdo nacional.

Com isso, a BYD busca consolidar sua presença no mercado brasileiro, enfrentando rivais como o Toyota Corolla Cross Hybrid, que não terá versão PHEV (híbrido plug-in) até pelo menos 2026.

Destaques do BYD Song Pro Flex

Desenvolvido com engenharia brasileira na China, o Song Pro Flex terá como destaque um motor 1.5 aspirado, atualmente capaz de entregar 98 cavalos de potência com gasolina. Embora a potência combinada do sistema híbrido ainda não tenha sido divulgada, a expectativa é de que o modelo se destaque em termos de eficiência e desempenho, superando concorrentes diretos.

O modelo deve trazer também:

  • Opções de bateria Blade, amplamente reconhecidas por sua eficiência e segurança;
  • Modificações para rodar com etanol, ajustando-se às demandas do mercado brasileiro;
  • Ajustes tecnológicos que visam aumentar sua atratividade e competitividade no segmento.

A fábrica de Camaçari: um investimento bilionário

A BYD está investindo R$ 5,5 bilhões na fábrica de Camaçari, Bahia, que será responsável por produzir modelos de grande volume para o mercado nacional. A planta, que começará com 150.000 carros por ano, já prevê a possibilidade de expansão para 300.000 unidades anuais no futuro.

Além do Song Pro Flex, a unidade também será responsável pela produção de outros modelos populares, como:

  • Dolphin Mini;
  • Dolphin;
  • Song Plus;
  • Yuan Plus;
  • King.

A expectativa é de que a planta empregue 10.900 trabalhadores em 2025, chegando a 20.000 em 2026, consolidando-se como um dos maiores polos industriais do setor no Brasil.

Modelos importados e possíveis expansões

A produção local será focada em modelos de maior volume, enquanto veículos mais caros continuarão sendo importados. Entre as incógnitas, está a picape Shark, cuja produção pode ser destinada ao México, devido a incentivos tributários mais atraentes.

BYD e o compromisso com a indústria nacional

Em meio às polêmicas envolvendo empreiteiras relacionadas à construção da fábrica, a BYD reforça seu compromisso com a produção nacional e o desenvolvimento do mercado automotivo brasileiro. O investimento bilionário e a criação de milhares de empregos fortalecem o papel da empresa como uma das líderes no segmento de veículos elétricos e híbridos no Brasil.