Donos da Tesla Cybertruck preocupados com pneus que duram apenas 10.000 km

Donos da Tesla Cybertruck preocupados com pneus que duram apenas 10.000 km
Imagem: Tesla

A ideia de que um pneu deveria durar entre 40.000 e 50.000 quilômetros parece estar ficando no passado para muitos veículos. Modelos com pneus run-flat já apresentavam durabilidade reduzida, entre 20.000 e 25.000 quilômetros. Agora, os carros elétricos enfrentam um desafio similar, com o rápido desgaste dos pneus, como acontece com veículos esportivos de alto desempenho.

O torque imediato dos carros elétricos, disponível em qualquer momento, tem um preço: pneus que se desgastam mais rapidamente. Mesmo veículos menores, como o Renault Kwid E-Tech, exibem acelerações fortes, o que afeta a durabilidade dos pneus.

Contudo, os proprietários da Tesla Cybertruck parecem ser os mais incomodados. No fórum Cybertruck Owners Club, um proprietário reclamou que os pneus de sua picape já estavam próximos do fim com apenas 6.250 milhas rodadas, o que equivale a cerca de 10.000 quilômetros.

Esse proprietário acreditava que, por serem pneus desenvolvidos exclusivamente para a Cybertruck, deveriam durar mais. Ele já agendou uma consulta com a fabricante para discutir o problema.

Entretanto, algumas dúvidas surgem: será que o fato de o pneu ser exclusivo da Cybertruck deveria garantir maior durabilidade? Além disso, o dono revelou que esse é seu primeiro Tesla, levantando a possibilidade de que ele tenha se empolgado com o desempenho da picape e "acelerado demais", o que, sem dúvida, reduziria a vida útil dos pneus.

Outro fator que pode influenciar é o peso da Cybertruck, que ultrapassa 3.000 quilos, e a sua potência, que chega a impressionantes 845 cavalos.

Os donos das picapes elétricas Rivian também relatam problemas semelhantes. O modo "Conserve", que desliga os motores traseiros para economizar energia, faz com que o desgaste dos pneus dianteiros seja acelerado, pois os freios regenerativos atuam apenas na frente.

Talvez a solução para o problema seja utilizar o "Chill Mode" da Tesla Cybertruck, que reduz a aceleração e pode ajudar a prolongar a vida dos pneus – algo importante, já que cada pneu especial da Cybertruck custa cerca de 500 dólares.

Read more