Fiat Fastback e Pulse Híbridos Flex Chegam em Novembro: Confira Consumo e Detalhes

Fiat Fastback e Pulse híbridos flex chegam em novembro com o sistema MHEV de 12 volts, aumentando a eficiência no consumo de etanol e gasolina. Confira detalhes sobre o consumo e como a Fiat se prepara para a eletrificação no Brasil.

Fiat Fastback e Pulse Híbridos Flex Chegam em Novembro: Confira Consumo e Detalhes
Foto: @stellantis_clube

A Fiat confirmou o lançamento dos primeiros modelos híbridos flex no Brasil: o Fiat Fastback e o Fiat Pulse. Ambos chegarão ao mercado em novembro, com a versão chamada T200 Hybrid, que utiliza o sistema Mild Hybrid (MHEV) de 12 volts. Esse sistema é mais simples e acessível, oferecendo uma alternativa eficiente sem os altos custos dos sistemas híbridos completos (HEV) ou plug-in (PHEV).

Os dois modelos compartilham a motorização GSE 1.0 Turbo, equipada com um motor/gerador elétrico, polia especial, correia modificada e uma bateria de lítio de 12 volts, substituindo o alternador tradicional. Além das melhorias tecnológicas, a dupla também trará uma nova cor especial em tom de azul.

Em imagens divulgadas pelo canal @stellantis_clube, o Fiat Fastback T200 Hybrid aparece com um cluster digital personalizado, que exibe informações sobre o funcionamento do sistema híbrido e a eficiência energética, incluindo o estado da bateria.

Consumo Melhorado

Em termos de consumo, o Fiat Fastback T200 Hybrid apresentou um aumento significativo em eficiência. No ciclo urbano, utilizando etanol, o consumo subiu de 8,1 km/l para 9,6 km/l, e na estrada, com o mesmo combustível, passou de 9,7 km/l para 10,9 km/l.

Já com gasolina, o consumo urbano aumentou de 11,3 km/l para 12,6 km/l, enquanto na estrada, o consumo se manteve em 13,9 km/l, o mesmo que a versão flex atual. O sistema MHEV, que é mais econômico em ambientes urbanos, mostra a diferença no dia a dia, onde a economia de combustível é mais notável.

Foto: @stellantis_clube

Adoção do Sistema MHEV

O sistema MHEV é o primeiro passo na eletrificação de veículos comuns e não requer o mesmo nível de investimento que as versões HEV ou PHEV. No Brasil, montadoras como Stellantis, GM e Volkswagen já optaram por esse caminho para introduzir tecnologias híbridas em seus modelos, enquanto a Caoa Chery também já implementa esse sistema em alguns veículos nacionais.

Além dos lançamentos do Fastback e Pulse, a Fiat planeja implementar a tecnologia híbrida também na picape Toro, com um sistema HEV que utilizará o motor GSE 1.3 Turbo, ampliando ainda mais sua oferta de veículos eletrificados no Brasil.

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