Ford GT40: A histórica vitória em Le Mans e a tentativa de compra da Ferrari
A 34ª edição das 24 Horas de Le Mans, realizada em 1966, marcou um dos momentos mais icônicos da história do automobilismo. Foi nessa prova que a Ford, com o lendário GT40, interrompeu o domínio da Ferrari, que havia vencido consecutivamente entre 1960 e 1965. Mas essa rivalidade histórica começou antes mesmo das pistas, quando a Ford tentou adquirir a Ferrari, gerando uma disputa que culminaria em uma das mais emblemáticas vitórias do esporte a motor.
A tentativa de compra da Ferrari
Em 1963, a Ferrari, enfrentando dificuldades financeiras, abriu negociações para venda. Entre os interessados estava Henry Ford II, que via na aquisição uma oportunidade de consolidar o nome da Ford no automobilismo internacional. As conversas entre Dearborn e Maranello avançaram, mas Enzo Ferrari recuou no último momento, irritando profundamente Ford.
O fracasso na negociação motivou a Ford a desenvolver um carro capaz de derrotar a Ferrari no seu território mais prestigiado: as 24 Horas de Le Mans. Esse objetivo deu início a um dos projetos mais ambiciosos da história da marca, resultando no icônico Ford GT40.
O nascimento do Ford GT40
Para vencer em Le Mans, a Ford sabia que precisava de um carro revolucionário. Com isso, fez uma parceria com a Lola, adquirindo dois chassis do modelo MK6 GT. O projeto inicial, conhecido como GT/101, foi apresentado em 1964, mas enfrentou problemas de confiabilidade, especialmente na transmissão.
Após resultados desapontadores, a Ford transferiu o desenvolvimento do GT40 para a Shelby American, liderada por Carroll Shelby, um veterano vitorioso em Le Mans e conhecido por seu trabalho com os Cobra Daytona Coupé. Entre as principais mudanças feitas por Shelby estava a introdução do motor 7.0 V8, que seria a base do GT40 MK II.
A vitória histórica em Le Mans 1966
Depois de dois anos de ajustes, o GT40 finalmente alcançou a confiabilidade necessária para resistir à exaustiva prova de 24 horas. Na edição de 1966, a Ford fez história:
- Alinhou 14 unidades do GT40, divididas entre equipes oficiais e privadas.
- Enfrentou a Ferrari, que trouxe o protótipo 330 P3, mas nenhum de seus carros terminou a prova.
- Ocupou todo o pódio, com a vitória sendo decidida por um controverso "empate técnico," beneficiando a dupla Bruce McLaren e Chris Amon.
Essa vitória foi um marco: pela primeira vez, uma equipe norte-americana com um carro norte-americano conquistou a vitória geral em Le Mans.
O legado do GT40
O sucesso do Ford GT40 não se limitou a 1966. Ele dominou as 24 Horas de Le Mans por quatro anos consecutivos (1966-1969), consolidando o nome da Ford na elite do automobilismo. A hegemonia terminou apenas com as mudanças nos regulamentos que favoreceram os protótipos de motor menor.
Em 2016, exatamente 50 anos após sua primeira vitória, a Ford retornou a Le Mans com o Ford GT, uma homenagem moderna ao GT40. Competindo na classe LMGTE Pro, o novo Ford GT derrotou a Ferrari 488 GTE, reeditando de certa forma o duelo histórico.
Conclusão: A rivalidade que fez história
A saga Ford x Ferrari transcende a disputa comercial e as pistas, tornando-se um capítulo fascinante do automobilismo. O GT40 não apenas trouxe vitórias, mas também definiu o que significa superar desafios com inovação e determinação. Hoje, sua lenda continua viva, inspirando fãs e celebrando um dos momentos mais gloriosos da história do esporte.