Ford GT40: A histórica vitória em Le Mans e a tentativa de compra da Ferrari

Ford GT40: A histórica vitória em Le Mans e a tentativa de compra da Ferrari
Carroll Shelby em Le Mans, 1965, com Ken Miles do lado direito.

A 34ª edição das 24 Horas de Le Mans, realizada em 1966, marcou um dos momentos mais icônicos da história do automobilismo. Foi nessa prova que a Ford, com o lendário GT40, interrompeu o domínio da Ferrari, que havia vencido consecutivamente entre 1960 e 1965. Mas essa rivalidade histórica começou antes mesmo das pistas, quando a Ford tentou adquirir a Ferrari, gerando uma disputa que culminaria em uma das mais emblemáticas vitórias do esporte a motor.

A tentativa de compra da Ferrari

Em 1963, a Ferrari, enfrentando dificuldades financeiras, abriu negociações para venda. Entre os interessados estava Henry Ford II, que via na aquisição uma oportunidade de consolidar o nome da Ford no automobilismo internacional. As conversas entre Dearborn e Maranello avançaram, mas Enzo Ferrari recuou no último momento, irritando profundamente Ford.

O fracasso na negociação motivou a Ford a desenvolver um carro capaz de derrotar a Ferrari no seu território mais prestigiado: as 24 Horas de Le Mans. Esse objetivo deu início a um dos projetos mais ambiciosos da história da marca, resultando no icônico Ford GT40.

O nascimento do Ford GT40

Para vencer em Le Mans, a Ford sabia que precisava de um carro revolucionário. Com isso, fez uma parceria com a Lola, adquirindo dois chassis do modelo MK6 GT. O projeto inicial, conhecido como GT/101, foi apresentado em 1964, mas enfrentou problemas de confiabilidade, especialmente na transmissão.

Após resultados desapontadores, a Ford transferiu o desenvolvimento do GT40 para a Shelby American, liderada por Carroll Shelby, um veterano vitorioso em Le Mans e conhecido por seu trabalho com os Cobra Daytona Coupé. Entre as principais mudanças feitas por Shelby estava a introdução do motor 7.0 V8, que seria a base do GT40 MK II.

A vitória histórica em Le Mans 1966

Depois de dois anos de ajustes, o GT40 finalmente alcançou a confiabilidade necessária para resistir à exaustiva prova de 24 horas. Na edição de 1966, a Ford fez história:

  • Alinhou 14 unidades do GT40, divididas entre equipes oficiais e privadas.
  • Enfrentou a Ferrari, que trouxe o protótipo 330 P3, mas nenhum de seus carros terminou a prova.
  • Ocupou todo o pódio, com a vitória sendo decidida por um controverso "empate técnico," beneficiando a dupla Bruce McLaren e Chris Amon.

Essa vitória foi um marco: pela primeira vez, uma equipe norte-americana com um carro norte-americano conquistou a vitória geral em Le Mans.

O legado do GT40

O sucesso do Ford GT40 não se limitou a 1966. Ele dominou as 24 Horas de Le Mans por quatro anos consecutivos (1966-1969), consolidando o nome da Ford na elite do automobilismo. A hegemonia terminou apenas com as mudanças nos regulamentos que favoreceram os protótipos de motor menor.

Ford GT40, em 1963
Ford GT40, em 1963

Em 2016, exatamente 50 anos após sua primeira vitória, a Ford retornou a Le Mans com o Ford GT, uma homenagem moderna ao GT40. Competindo na classe LMGTE Pro, o novo Ford GT derrotou a Ferrari 488 GTE, reeditando de certa forma o duelo histórico.

Conclusão: A rivalidade que fez história

A saga Ford x Ferrari transcende a disputa comercial e as pistas, tornando-se um capítulo fascinante do automobilismo. O GT40 não apenas trouxe vitórias, mas também definiu o que significa superar desafios com inovação e determinação. Hoje, sua lenda continua viva, inspirando fãs e celebrando um dos momentos mais gloriosos da história do esporte.