Stellantis dá sinais que em Porto Real produzirá o Jeep Avenger
Recentemente, trouxemos aqui que a Stellantis deu início à fabricação do Citroën Basalt em Porto Real, o que animou o setor e os consumidores que gostam da marca.
Diferentemente do passado, quando a planta, sob a gestão da PSA, fabricava também carros da Peugeot, agora a expectativa é de que a fábrica produza um novo modelo da marca Stellantis, possivelmente o Jeep Avenger, conforme informado pelo site AutoIndustria.com.br.
Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis na América do Sul, destacou: "O novo ciclo reforçará a capacidade multimarcas da nossa fábrica."
Cappellano também mencionou planos de ampliar a produção, gerar novos empregos e fortalecer a cadeia automotiva local, desenvolvendo e adotando novas tecnologias que acelerem a descarbonização da mobilidade.
Com a transferência da produção dos modelos Peugeot 208 e 2008 para El Palomar, na Argentina, onde as novas gerações desses compactos passaram a ser produzidas, a unidade de Porto Real concentrou-se na Citroën.
O Jeep Avenger compartilha a plataforma CMP/Smart Car com outros modelos Citroën fabricados na unidade, como os novos C3, C3 Aircross e Basalt, permitindo aproveitar a capacidade instalada de 160.000 carros por ano.
A fábrica, que também produz motores, emprega 5 mil pessoas e já produziu 1,8 milhão de carros e 2,5 milhões de motores. Assim, além da Citroën, a Stellantis pode expandir suas vendas na América do Sul, além da unidade de Goiana, em Pernambuco.
Na Europa, o Jeep Avenger é vendido com motor 1.2 Turbo a gasolina e elétrico, mas no Brasil, é provável que seja oferecido com o motor GSE 1.0 Turbo com CVT, uma vez que a marca ainda não possui um modelo com essa motorização, que entrega até 130 cavalos.
A versão 4xe pode ser nacionalizada com o programa Bio-Hybrid, combinando o motor 1.0 Turbo com MHEV e dois motores elétricos no eixo traseiro, trazidos da Europa.