Volvo EX30
Ficha Técnica - Volvo EX30 (2024)
Motorização
- Tipo: 100% Elétrico (BEV - Battery Electric Vehicle).
- Motor: Motor único ou duplo (dependendo da versão).
- Versão Single Motor: 272 cv (potência) e tração traseira.
- Versão Twin Motor: 428 cv (potência) e tração integral (AWD).
- Torque:
- Single Motor: 343 Nm.
- Twin Motor: 543 Nm.
Bateria
- Tipo: Íon-lítio.
- Capacidade da bateria: 51 kWh (Single Motor) ou 69 kWh (Twin Motor).
- Autonomia:
- Single Motor: Até 480 km (ciclo WLTP).
- Twin Motor: Até 460 km (ciclo WLTP).
- Tempo de recarga:
- Carregador rápido (DC): Até 80% em 26 minutos (carregador de 175 kW).
- Carregador residencial (AC): 6-8 horas (carregador de 11 kW).
Transmissão
- Tipo: Automática (monomarcha, típica de elétricos).
Dimensões
- Comprimento: 4.233 mm.
- Largura: 1.837 mm.
- Altura: 1.555 mm.
- Distância entre eixos: 2.650 mm.
- Peso: 1.830 kg (Single Motor) ou 1.943 kg (Twin Motor).
Desempenho
- Aceleração (0-100 km/h):
- Single Motor: 5,7 segundos.
- Twin Motor: 3,6 segundos.
- Velocidade máxima:
- Single Motor: 180 km/h.
- Twin Motor: 180 km/h (limitada eletronicamente).
Equipamentos Principais
- Painel de instrumentos digital e central multimídia com tela de 12,3 polegadas.
- Compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay.
- Sistema operacional Google integrado (Google Automotive Services).
- Pacote completo de assistentes de condução:
- Piloto automático adaptativo.
- Frenagem autônoma de emergência.
- Alerta de ponto cego.
- Assistente de manutenção de faixa.
- Faróis Full LED com tecnologia adaptativa.
- Ar-condicionado automático de duas zonas.
- Acabamento interno sustentável com materiais reciclados.
Preços no Brasil (2024)
- Versão Single Motor: Aproximadamente R$ 219.950.
- Versão Twin Motor: Aproximadamente R$ 249.950.
Problemas Conhecidos e Confiabilidade
- Como é um modelo novo, ainda não há relatos consistentes sobre problemas recorrentes ou crônicos.
- A Volvo possui boa reputação em durabilidade e segurança, mas modelos 100% elétricos são mais novos no portfólio, o que pode trazer desafios relacionados à bateria e sistemas eletrônicos.
Índice de Confiabilidade Estimado: 88%
Problemas em modelos antigos da marca:
- Motorizações a diesel (D5) dos anos 2010-2016 tiveram relatos de problemas no sistema EGR (válvula de recirculação de gases) e desgaste excessivo no turbo.
- T6 (2.0L gasolina) de 2015-2018 apresentou falhas em bobinas de ignição e sistema de injeção.