Volvo EX30

Volvo EX30
Volvo EX30 (Imagem: divulgação/Volvo)

Ficha Técnica - Volvo EX30 (2024)

Motorização

  • Tipo: 100% Elétrico (BEV - Battery Electric Vehicle).
  • Motor: Motor único ou duplo (dependendo da versão).
    • Versão Single Motor: 272 cv (potência) e tração traseira.
    • Versão Twin Motor: 428 cv (potência) e tração integral (AWD).
  • Torque:
    • Single Motor: 343 Nm.
    • Twin Motor: 543 Nm.

Bateria

  • Tipo: Íon-lítio.
  • Capacidade da bateria: 51 kWh (Single Motor) ou 69 kWh (Twin Motor).
  • Autonomia:
    • Single Motor: Até 480 km (ciclo WLTP).
    • Twin Motor: Até 460 km (ciclo WLTP).
  • Tempo de recarga:
    • Carregador rápido (DC): Até 80% em 26 minutos (carregador de 175 kW).
    • Carregador residencial (AC): 6-8 horas (carregador de 11 kW).

Transmissão

  • Tipo: Automática (monomarcha, típica de elétricos).

Dimensões

  • Comprimento: 4.233 mm.
  • Largura: 1.837 mm.
  • Altura: 1.555 mm.
  • Distância entre eixos: 2.650 mm.
  • Peso: 1.830 kg (Single Motor) ou 1.943 kg (Twin Motor).

Desempenho

  • Aceleração (0-100 km/h):
    • Single Motor: 5,7 segundos.
    • Twin Motor: 3,6 segundos.
  • Velocidade máxima:
    • Single Motor: 180 km/h.
    • Twin Motor: 180 km/h (limitada eletronicamente).

Equipamentos Principais

  • Painel de instrumentos digital e central multimídia com tela de 12,3 polegadas.
  • Compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay.
  • Sistema operacional Google integrado (Google Automotive Services).
  • Pacote completo de assistentes de condução:
    • Piloto automático adaptativo.
    • Frenagem autônoma de emergência.
    • Alerta de ponto cego.
    • Assistente de manutenção de faixa.
  • Faróis Full LED com tecnologia adaptativa.
  • Ar-condicionado automático de duas zonas.
  • Acabamento interno sustentável com materiais reciclados.

Preços no Brasil (2024)

  • Versão Single Motor: Aproximadamente R$ 219.950.
  • Versão Twin Motor: Aproximadamente R$ 249.950.

Problemas Conhecidos e Confiabilidade

  • Como é um modelo novo, ainda não há relatos consistentes sobre problemas recorrentes ou crônicos.
  • A Volvo possui boa reputação em durabilidade e segurança, mas modelos 100% elétricos são mais novos no portfólio, o que pode trazer desafios relacionados à bateria e sistemas eletrônicos.

Índice de Confiabilidade Estimado: 88%

Problemas em modelos antigos da marca:

  • Motorizações a diesel (D5) dos anos 2010-2016 tiveram relatos de problemas no sistema EGR (válvula de recirculação de gases) e desgaste excessivo no turbo.
  • T6 (2.0L gasolina) de 2015-2018 apresentou falhas em bobinas de ignição e sistema de injeção.